BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS
BENEFÍCIO ASSISTENCIAL À PESSOA COM DEFICIÊNCIA
(BPC-LOAS)
A vida de quem convive com uma deficiência pode ser cheia de desafios — e é exatamente para garantir mais dignidade, segurança e inclusão que existe o BPC-LOAS para a Pessoa com Deficiência. Este benefício assegura um salário mínimo mensal para quem não tem condições de se manter ou ser mantido pela sua família, sem que seja necessário ter contribuído para o INSS.
Esse é um direito assistencial que reconhece a importância de apoiar quem enfrenta barreiras na busca por uma vida mais justa e igualitária. É um suporte fundamental para assegurar proteção social e autonomia a quem tanto precisa.
BENEFÍCIO ASSISTENCIAL
À PESSOA IDOSA
(BPC-LOAS)
Envelhecer com dignidade é um direito. O BPC-LOAS para a Pessoa Idosa garante um salário mínimo mensal para quem tem 65 anos ou mais e não possui condições financeiras de prover sua própria manutenção, nem de contar com o apoio financeiro da família.
Este benefício não exige contribuição prévia ao INSS e representa um importante instrumento de proteção social. Uma maneira de reconhecer a trajetória de vida, os desafios enfrentados e assegurar tranquilidade e amparo nesta fase tão significativa da vida.
BENEFÍCIO ASSISTENCIAL PARA O TRABALHADOR PORTUÁRIO AVULSO
A vida no porto é marcada por muito esforço, dedicação e trabalho pesado. Para reconhecer esse caminho, foi criado o Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso, um amparo para quem tem 60 anos ou mais, trabalhou por pelo menos 15 anos na atividade portuária, mas não conseguiu reunir tempo suficiente para se aposentar.
Este benefício assegura um salário mínimo mensal e é uma forma de proteger, valorizar e reconhecer a importância desse profissional, que contribuiu tanto para a economia e para a movimentação do país.
AUXÍLIO-INCLUSÃO
À PESSOA COM DEFICIÊNCIA
O Auxílio-Inclusão nasce com um objetivo muito claro: valorizar quem deseja e tem condições de ingressar ou retornar ao mercado de trabalho, sem perder a proteção social. Destinado à pessoa com deficiência que recebe ou recebeu o BPC-LOAS, ele garante um apoio financeiro de meio salário mínimo, como incentivo à inclusão produtiva.
É uma política que entende que trabalho gera autonomia, pertencimento e desenvolvimento, mas que também reconhece a importância de manter uma rede de segurança, caso a pessoa precise retornar ao BPC futuramente.
